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Como ganhar dinheiro com a venda direta de cosméticos

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As vendas diretas de cosméticos ainda são populares, pois são benéficas não apenas para as empresas e seus distribuidores, mas também para os consumidores, permitindo-lhes contornar as marcações das lojas. Mas o valor do lucro neste negócio depende inteiramente do vendedor.

A venda direta é uma opção adequada para o seu próprio negócio, especialmente se estes forem os seus primeiros passos no empreendedorismo. A ideia é relevante para mulheres, mães em licença maternidade, estudantes e quem procura trabalho a tempo parcial. A venda direta é uma alternativa ao trabalho tradicional e uma fonte de renda adicional. Se desejar, você pode construir um negócio completo e lucrativo com vendas diretas. Essa opção também é adequada para empreendedores novatos. Afinal, organizar o seu próprio negócio com base na venda direta é bastante simples: você não precisa alugar imóveis, comprar equipamentos e investir grandes somas. O principal elemento da venda direta é o próprio empresário. O sucesso do negócio dependerá apenas de suas qualidades pessoais.

Você pode abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro. Para fazer isso, você precisará adquirir um kit de distribuidor barato. Para começar a ganhar dinheiro com vendas diretas, você precisa de um orçamento de 0 a 15.000 rublos. Isso distingue a venda direta de franquia e outros tipos de investimentos, que exigem custos significativos. É bastante difícil dizer o valor exato dos investimentos: cada empresa tem sua própria estratégia e política (além disso, tanto na questão de atrair distribuidores quanto em pagar pelo seu trabalho). Portanto, estude cuidadosamente as diferentes opções e escolha aquela que mais se adequa às suas expectativas e necessidades.

As vendas diretas são benéficas não apenas para as empresas e seus distribuidores, mas também para os consumidores. Em primeiro lugar, é um serviço de qualidade: demonstração de produtos, consulta pessoal, entrega ao domicílio e garantias. Em segundo lugar, são economias – muitas vezes os preços dos cosméticos vendidos diretamente são significativamente mais baixos. Em terceiro lugar, é uma oportunidade de adquirir produtos exclusivos que não estão nas prateleiras das lojas tradicionais.

Vendas diretas

No Brasil, o mercado de venda direta se desenvolve há mais de 20 anos. De acordo com a pesquisa, os principais clientes são mulheres com idades entre 30-55, e o valor médio de cada compra é de cerca de 1.500 rublos.

A maioria das grandes empresas de venda direta vende produtos cosméticos. Nesta área, existe uma grande fidelidade do cliente: ao comprar os produtos da empresa a um representante, a maioria dos compradores volta com outras encomendas para ele. Esta forma de interação com o cliente permite-nos uma abordagem individualizada e inspira confiança no comprador. Portanto, continua relevante. Portanto, a venda direta ainda é um canal popular para o comércio de produtos cosméticos.

Atualmente, o mercado de venda direta de cosméticos está crescendo rapidamente. Em 2016, cresceu 11% e atingiu quase 120 bilhões de rublos e continua esta tendência. No final de 2017, as vendas diretas de cosméticos totalizaram mais de 58 bilhões de rublos. A popularidade da venda direta se deve ao fato de que os consumidores estão tentando economizar dinheiro, contornando intermediários (lojas), que fazem um mark-up alto.

Você também deve avaliar todas as vantagens e desvantagens do negócio para entender quais as condições de trabalho que o esperam.

Vantagens e desvantagens da venda direta para um vendedor

BENEFÍCIOS DESVANTAGENS
Interação com o comprador. O vendedor vê a reação do comprador e pode se adaptar às suas solicitações. Apresentação de produto pessoal para cada consumidor Diferentes fornecedores podem interpretar as informações do produto de maneira diferente. Isso complica a entrega de uma única mensagem coerente a todos os consumidores.
Sem custos para um ponto de venda. Não há necessidade de investir em equipamentos de chão de vendas, utilidades e segurança do produto. O alcance do público é limitado pelo alto custo desse tipo de venda. Já é difícil alcançar um grande número de compradores em potencial
A receita da venda direta é proporcional ao esforço envolvido Alcançar grandes públicos por meio de um canal de vendas pessoal pode ser caro
Potencial ilimitado para crescimento individual e financeiro A obsessão dos vendedores que tentam com todas as suas forças vender o máximo possível
Não há requisitos de educação, experiência profissional, condição financeira ou física. Pessoas de todas as idades e origens podem se destacar em vendas diretas O sucesso da venda direta depende muito da personalidade do vendedor e de sua capacidade de se comunicar com as pessoas.
Pode ser usado como fonte de renda adicional, horário de trabalho flexível
Visando um mercado e consumidor específicos
Potencial ilimitado para crescimento individual e financeiro
Oportunidade de receber suporte da empresa e receber treinamento

Consequentemente, a venda direta de cosméticos apresenta vantagens tanto no formato comercial quanto no formato de serviço.

Como iniciar um negócio de venda direta

Abrir seu próprio negócio de venda direta de cosméticos é bastante simples. O principal é sua capacidade de interessar as pessoas e seu desejo de ter sucesso. As demais nuances serão ensinadas a você e, à medida que trabalhar, você ganhará a experiência necessária.

Primeiro, vejamos a venda direta. Isso significa a venda de bens ou serviços, que ocorre por meio do contato pessoal com o comprador. Essas vendas são realizadas em local conveniente para o cliente: escritório, apartamento, restaurante, etc. – fora dos pontos de venda padrão.

Características da venda direta:

  • Contato direto com o cliente em território conveniente;
  • Apresentação pessoal de um produto ou serviço;
  • Aconselhamento abrangente do vendedor;
  • A capacidade de experimentar o produto antes de comprar;
  • Este é um serviço e uma apresentação ao mesmo tempo.

Em geral, o algoritmo para fazer negócios com cosméticos de venda direta inclui 5 etapas básicas. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Etapa 1. Escolhendo uma empresa e produtos

Todas as empresas de venda direta são membros da Associação Brasileira de cosmetologia. Escolha aqueles que aderem ao código de ética da APT, conduzem os negócios de forma ética e fornecem serviços de qualidade. Empresas como a Natura pedidos, Hermes, Avon etc.

O principal requisito para o produto é que seja uma oferta única e vantajosa que não esteja disponível para compra em lojas regulares. O mercado está saturado com ofertas do mesmo tipo, então se você encontrar algo novo (melhorado, adaptado para um público-alvo restrito, mais orçamentário, mas não menos de alta qualidade), será mais fácil para você vender esse produto. Primeiro, você pode fazer com que seus clientes se interessem. As pessoas são atraídas por novidades. Em segundo lugar, você não perderá consumidores interessados, já que você é o único vendedor desse produto (o único no campo de visão do cliente). Terceiro, será mais fácil destacar os principais benefícios do produto e criar uma apresentação atraente.

Observe que a exclusividade da oferta não é apenas um novo produto, mas também serviços. Combine novos produtos e serviços convenientes. Crie um novo serviço que o destaque no mercado. Os próprios compradores irão sugerir ideias. Ouça-os, considere seus interesses e expectativas. Sua tarefa é oferecer a melhor solução para o problema de seu cliente.

Quando você escolhe uma empresa para cooperação e os produtos com os quais terá que trabalhar, pergunte-se o seguinte:

  • Quanto dinheiro será necessário para trabalhar com esta empresa?
  • Existe uma demanda para o seu produto ou serviço? Quão novo é o seu produto ou serviço no mercado?
  • Qual sistema de treinamento a empresa oferece? Dê preferência à empresa que oferece educação e treinamento.
  • Qual é o sistema de remuneração desta empresa? Descubra tudo sobre ganhos, bônus, comissões e obrigações.
  • Que garantias a empresa dá pela mercadoria? Existe uma política de devolução de produtos? Isso é importante para você e seus clientes. O reembolso faz parte do serviço.
  • Qual é a classificação da empresa em relação a outros vendedores? Converse em fóruns temáticos, procure conhecer a experiência de outros empreendedores.
  • Quais são as condições para sair do mercado? Os motivos para sair podem ser diferentes: você não gostou dos termos reais de cooperação, queria mudar para outro negócio, não obteve lucro suficiente, etc. Portanto, é melhor esclarecer todas as nuances com antecedência, para que depois você possa fazer sem surpresas desagradáveis. O Código de Ética da APT exige que as empresas associadas aceitem de volta qualquer produto não utilizado adquirido nos últimos 12 meses, se o vendedor decidir deixar o negócio. Ao mesmo tempo, a compensação pela devolução de produtos deve ser de pelo menos 90% do custo original, caso nenhum bônus e comissões tenham sido pagos por esses produtos.

Etapa 2. Determinação do público-alvo e métodos de vendas

É preciso determinar o público-alvo e encontrar clientes. É provável que seu público-alvo sejam mulheres com idades entre 30 e 60 anos. Os primeiros compradores, provavelmente, você encontrará entre seus conhecidos. Mas, para ter sucesso neste negócio, você precisa recrutar e desenvolver continuamente uma base de clientes. A Internet ajudará. Encontre grupos e fóruns onde se concentra a população feminina de sua cidade. Deixe um anúncio lá. Crie sua conta de trabalho nas redes sociais e adicione como amigos seus clientes em potencial.

A metodologia de venda direta padrão envolve 2 maneiras principais de atrair clientes. O mercado quente é feito de seus conhecidos. Mercado frio – funcionários de escritórios, lojas, de onde você vem com catálogos. Mas nem sempre é aconselhável gastar dinheiro na compra de uma pilha de catálogos. Se procura clientes pela Internet, basta retirar o link para a versão eletrónica do catálogo.

A venda de mercadorias envolve uma interação passo a passo com o cliente. Você precisa pensar na estratégia e em cada etapa: desde o conhecimento até a conclusão do negócio.

O sucesso da venda direta depende inteiramente do profissionalismo do vendedor, que inclui a capacidade de:

  • identificar as necessidades do cliente;
  • apresentar um produto;
  • afetam emocionalmente as pessoas;
  • encontre uma abordagem individual para cada cliente;
  • trabalhar com falhas.

Muitos empreendedores iniciantes são interrompidos pelo estereótipo de que apenas “vendedores naturais” podem se envolver em vendas diretas. pessoas que conseguem vender sem treinamento especial. No entanto, isso é uma ilusão. Qualquer pessoa pode dominar o método de venda direta – o principal é o desejo e uma estratégia bem desenvolvida.

Etapa 3. Escolha de uma estratégia

Em primeiro lugar, você precisa definir claramente seus objetivos. No negócio de venda direta de cosméticos, existem três objetivos principais:

1. Encontre produtos que possam ser vendidos com lucro;
2. Vender produtos adicionais para os mesmos clientes, aumentando os lucros;
3. Colete uma base de clientes – ou seja, compilar listas de e-mail e listas de mala direta.

Depois de decidir quais produtos você vai vender, você precisa escolher um método de trabalho. A primeira opção é comprar os produtos mais populares e vender, em primeiro lugar, o sortido disponível. Duas vantagens se juntam aqui: demonstração do produto e compra instantânea. Isso torna o serviço mais conveniente para o comprador. Afinal, cosméticos são produtos que é melhor escolher não em catálogos, mas na realidade.

Os catálogos não podem transmitir o tom exato, a estrutura, o cheiro dos cosméticos. Assim, a disponibilidade do produto oferecido vai conquistar o cliente. Além disso, as pessoas nem sempre compram cosméticos para uso futuro – muitos lembram que precisam comprar rímel quando acabar. Nesses casos, é improvável que o cliente espere vários dias para que o pedido passe por toda a cadeia, de você ao fabricante e vice-versa. Portanto, a oportunidade de comprar produtos “aqui e agora” também aumenta a fidelidade do consumidor. A principal desvantagem da compra de bens é a questão do dinheiro. Isso vai exigir muito investimento, que pode não valer a pena. Existe a possibilidade de que algumas posições não sejam vendidas e fiquem penduradas como um peso morto no sortimento. Você pode evitar isso se entender claramente as necessidades do seu público.

A segunda opção é atuar como intermediário e, portanto, dispensar investimentos. Neste caso, agirá de acordo com o seguinte esquema: preenche um recibo para cada encomenda individual e envia-o ao fornecedor grossista, que faz a encomenda e envia a mercadoria diretamente ao cliente. Ou seja, em essência, o fornecedor atacadista atua como um depósito. Seu lucro é a diferença entre o preço de atacado e varejo. É possível que os pedidos gerados voltem para você e você transfira pessoalmente o pedido para o cliente. Com a principal vantagem, tudo é claro – você não precisa investir seus próprios fundos e assumir riscos. Mas as desvantagens incluem:

  • custos de tempo e postagem para entrega de pedidos a um fornecedor;
  • o preço de compra no atacado aumenta e seu lucro diminui.

Na maioria dos casos, os empreendedores usam as duas opções em seu trabalho: investem no estoque do produto mais popular e, para itens mais raros, usam a intermediação.

Outra etapa importante é a coleta de dados. Lembre-se de registrar os detalhes de cada cliente, incluindo o que e quando comprou. Isso ajudará a avaliar a demanda por produtos específicos e determinar as necessidades de cada cliente, a fim de interessá-lo em uma nova proposta no futuro. Colete também os nomes e endereços de seus clientes. Isso irá construir sua lista de e-mails. Quando você usa os dados coletados com sabedoria, eles são a base do seu sucesso de vendas diretas.

É melhor compilar um banco de dados de computador. O mailing list deve conter as seguintes informações: nome completo do cliente, seu endereço postal e e-mail, número de telefone, notas com dados de quando e o que exatamente o cliente solicitou. A propósito, sua própria lista de mala direta pode ser uma mercadoria valiosa – alguns revendedores estarão dispostos a pagar por uma base de clientes.

Etapa 4. Explorando a questão legal

Em qualquer área de negócio em que atue, é importante conhecer as nuances jurídicas da sua atividade.

As vendas diretas na legislação russa são consideradas comércio comercial e são um tipo de comércio varejista não estacionário. Atualmente, as empresas de venda direta no curso de suas atividades contam com:

Etapa 5. Dominar a técnica de venda direta

A questão é como aprender a vender a chave neste negócio. Porque a capacidade de vender é o segredo do seu sucesso. Qualquer pessoa pode dominar a técnica de venda direta. Algumas empresas oferecem treinamento gratuito para seus distribuidores. Mas você mesmo pode encontrar treinamentos, workshops ou cursos adequados que o ajudarão a dominar a técnica de venda direta. O que é?

Você precisa entender quem é seu público-alvo e ser capaz de identificar suas necessidades. Responda a si mesmo à pergunta “como seu produto será útil para seu público-alvo, senão para uma pessoa específica?” Com base nessas informações, você construirá a apresentação do seu produto.

Para uma apresentação de produto bem-sucedida e levar a uma venda, tenha em mente as seguintes regras:

  • Saudações . É importante causar uma boa primeira impressão, pois esta será a base para a sua comunicação futura com o cliente. Seus assistentes: aparência agradável, atitude amigável e positiva, comportamento natural.
  • Apresentação do produto . Nesse estágio, você deve maximizar o interesse do potencial comprador e fazer com que ele confie em você e em seu produto. As pessoas não compram mercadorias, mas emoções, então 95% do sucesso depende da sua apresentação. Você deve conhecer todas as características e propriedades do seu produto. Mas, ao mesmo tempo, você não deve sobrecarregar o cliente com informações: fale uma linguagem simples e direta. Concentre-se nas características que são interessantes para o seu cliente. Você deve dizer não vantagens abstratas de seus produtos, mas específicas, como eles podem ser úteis para seu interlocutor.
  • Preço suave . Anuncie o preço após listar os principais benefícios do produto. A principal tarefa do vendedor é convencer o cliente de que a compra deste produto é lucrativa para ele. Para aumentar as vendas, use uma “bifurcação de preço” – isto é, compare o preço do seu produto com os preços de produtos idênticos de outras marcas, de forma que seu preço seja o mais lucrativo.
  • O acordo . Lembre-se de que sua comunicação com o cliente NÃO termina no momento em que ele lhe entrega o dinheiro. Você deve permanecer amigável e envolvido até o fim, para que o cliente não pense que você perdeu imediatamente o interesse por ele. Desta forma, você pode manter o cliente e torná-lo permanente.

Algumas regras tácitas para ajudá-lo a ter sucesso na venda direta:

  • Venda-se primeiro e depois o produto . Primeiro, você deve conquistar o cliente, construir confiança e, em seguida, oferecer o produto.
  • O cliente diz mais . A interação com o cliente é baseada no diálogo entre vocês, não em uma apresentação memorizada do produto. Deixe o cliente falar, envolva-o na comunicação. Desta forma, você reconhecerá suas necessidades e criará um ambiente confortável propício à compra.
  • Todas as características do produto devem ser suportadas pelos benefícios que um determinado cliente receberá.
  • O cliente tem sempre razão . Se ele tem uma opinião própria que não coincide com a sua, não o convença. Seu objetivo é vender ao cliente um produto que satisfaça suas necessidades.
  • Os clientes são diferentes . Você pode encontrar essa solicitação para a qual não existe uma solução padrão. Não se assuste e não se apresse em recusar. Procure resolver o problema para não perder o cliente. Esta é uma abordagem individual.
  • A venda direta não é apenas o trabalho contínuo com o cliente . Você precisa lidar com o retorno e a retenção de clientes. Use para este sms-mailings, emails-mailings, push-notificações e assim por diante.

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