Treinamento funcional: a chave para um melhor movimento e estética

Treinamento funcional: a chave para um melhor movimento e estética

20 de agosto de 2015

Autor: Giovanni Roselli

Quando comecei a trabalhar, li a enciclopédia Arnold Schwarzenegger Encyclopedia of Bodybuilding para cobrir. Eu admirava sua determinação e, claro, seu físico. Eu, como muitos que aprenderam com as gerações passadas, acreditava que os músculos são os melhores quando são treinados isoladamente. Com isso em mente, eu treinei duro, isolando partes do corpo de um grupo muscular de cada vez, porque é isso que eu sabia que renderia um corpo magro e definido.

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No entanto, nos últimos anos, uma nova palavra de ordem está atingindo o setor de fitness: o Treinamento Funcional . As pessoas agora estão treinando “funcionalmente”, usando padrões de movimento do corpo inteiro. Graças ao trabalho de especialistas como Thomas Myers através de Anatomy Trains e Michol Dalcourt com treinamento de movimento carregado, estamos percebendo que nossos corpos são projetados para funcionar como uma unidade, não isoladamente.

Enquanto tiram uma selfie pós-treino depois do peito / tri day ( #BeastMode ), o “isolador” pode argumentar: “Bem, eu venho fazendo isso há anos e sei que estou muito bem. Por que eu deveria parar de fazer o que? Eu faço porque sei que isso funciona? ”
Os músculos podem parecer bons, mas…

O ponto principal é que o treinamento de isolamento realmente funciona. Dê uma olhada em qualquer fisiculturista, modelo de fitness ou competidor que treine de forma isolada. É evidente que seus corpos responderam ao estímulo que eles forneceram e a maioria argumentará que esses indivíduos parecem incríveis.

Mesmo que possamos concordar que funciona, dê uma boa olhada nos indivíduos que têm feito esse tipo de treinamento por um longo período de tempo. Imagine alguém de 50 ou 60 anos que tenha feito muito fisiculturismo. Eles têm um bom salto em seus passos ou eles se movem lentamente? Eles têm uma boa postura e estão livres da dor, ou são frequentemente ligeiramente curvados e sofrem de algum tipo de desconforto ortopédico?

Olhe para o corpo de qualquer ginasta, alguns dos atletas mais bem desenvolvidos de todo o mundo. Eles estão indo para o ginásio e sentado na máquina de extensão de perna?

O Dr. Ed Thomas, Consultor de Saúde e Educação Física do Departamento de Educação de Iowa, comenta: “Costumávamos ir à academia para adquirir uma nova habilidade física e o treinamento e o desenvolvimento físico eram os benefícios secundários.” 1

As perguntas que faço aos isoladores são:

1. Podemos treinar apenas em isolamento e ainda ter corpos sólidos e resistentes?

2. Estamos maximizando nosso tempo e nosso potencial geral com exercícios de isolamento?

3. O que você está procurando realizar? Você está indo para o ginásio para ficar bem agora ou está pensando em seu futuro corpo sabendo que só tem um?

4. Você acha que ainda pode “parecer bem” treinando com movimentos funcionais?

Eu acredito que pensadores de curto prazo ( aqueles preocupados com sua aparência hoje ) são aqueles que acabam se instalando no balde de isolamento. Em contraste, aqueles que pensam sobre seus corpos presentes e futuros reconhecem os benefícios do treinamento com uma abordagem mais funcional.

“No final do dia, eu quero jogar até os 40 anos. Eu acho que 100% do meu basquete está na minha frente” – Kevin Love (ESPN, The Body Body 2015)

MOÇÕES DIÁRIAS

Vamos dar uma olhada mais de perto no treinamento funcional e ver por que ele está se tornando a maneira preferida de treinar.

Nosso corpo foi projetado para realizar tarefas diárias. Embora não estejamos caçando e coletando mais para sobreviver, ainda estamos andando, levantando, agarrando ou pegando algo antes que ele caia. Sem o nosso comando, nossos músculos devem saber como disparar e trabalhar juntos para realizar.

Quando você treina seu corpo como uma unidade, você obtém mais recrutamento neuromuscular, uma rede de colágeno mais forte, múltiplos músculos trabalhando ao mesmo tempo e estabilidade em todo o corpo.

Rob MacDonald, diretor de treinamento da popular instalação “Gym Jones”, comenta: “Se alguém me disser que quer se encaixar, eu pergunto: ‘ Apto para quê ?’ Aptidão é tarefa dependente, você precisa mapear as coisas e definir um objetivo, seja para terminar um triatlo ou simplesmente para olhar e se sentir mais saudável. ” 2 A instalação de Gym Jones é conhecida como sendo um dos sistemas de treinamento mais exigentes mental e fisicamente. O fundador Mark Twight comenta: “A estética é, na verdade, nossa última preocupação. E a verdadeira aptidão vem do treinamento do músculo que está em seu crânio: seu cérebro “. 2

FORÇADO PARA MUDAR

Como tenho certeza que muitos treinadores podem atestar, eu ouvi um número crescente de indivíduos que literalmente foram forçados a treinar mais funcionalmente por causa de uma lesão e / ou dor. “Eu costumava fazer x, y, z… e então minhas costas realmente começaram a doer, então eu tive que mudar o jeito que eu fiz as coisas.” Às vezes nós temos que aprender da maneira mais difícil.

“Eu trabalhei duro nesta offseason para obter o meu corpo onde eu precisava para obtê-lo, porque, finalmente, eu não estava ferido.” – Bryce Harper (ESPN, edição de 2015 do corpo)

COMO FAZER A MUDANÇA

Dica 1 – Compartilhe este artigo com um amigo que também queira se mover melhor. Juntos, monte um treino no qual você realiza seu treinamento típico de isolamento, como no dia do peito, mas altere uma parte do exercício para incluir mais funções. Por exemplo, em vez de fazer um baú de DB plano bilateral, tente pressionar um único braço DB. Treinar o corpo desta maneira unilateral exigirá mais estabilidade do núcleo, uma vez que você está resistindo a rotação com peso em apenas um lado do corpo. Além disso, isso também oferece um desafio para a estabilidade do quadril , pelo mesmo motivo. No final, você ainda está entrando em sua “pressão no peito”.

Dica # 2 – Domine os movimentos fundamentais básicos que resistiram ao teste do tempo : exercícios de agachamento, dobradiça (levantamento terra), estocada, passo, empurrar / puxar horizontalmente, empurrar / puxar verticalmente e núcleo anti-rotacional. Realizar todas essas ações ao longo de uma rotina semanal ainda terá uma tremenda transferência para a estética. Você não precisa reinventar a roda!

Dica 3 – Adicionar um movimento de plano transversal (mais frequentemente negligenciado com o treinamento de isolamento) e uma broca de treinamento de mobilidade dentro de seus treinos isolados. Para cada dois exercícios isolados, tente executar um movimento que envolva a rotação no plano transversal e uma broca de mobilidade. Por exemplo, no dia de volta: faça pullups e pulldowns de braços retos, e supere-o com uma linha de cabo horizontal de postura atlética com rotação através da coluna torácica. Em seguida, termine o circuito com o maior alongamento do mundo.

TUDO FUNCIONA

Tive a sorte de participar de uma certificação FMS Nível 2 com Brett Jones há vários anos e ele colocou isso: “Você quer saber qual é o melhor exercício para o bíceps? – Puxe-ups. ” 3

Talvez nós estamos começando a perceber que algumas das melhores rotinas de exercícios funcionais também produzem um físico esteticamente agradável.

O treinador de força, Dan John, frequentemente nos lembra que “tudo funciona” – mas apenas por tanto tempo e às vezes por um preço. 4

Há exceções para todas as regras, e tenho certeza de que alguns de vocês estão lendo isso, que podem me dar exemplos de indivíduos que fizeram apenas treinamento de isolamento e se sentem bem. Eu também me arrisco a dizer que esses indivíduos acabam se movendo muitas vezes em uma variedade de direções, seja através de suas vidas diárias e / ou fazendo outros tipos de treinamento, na verdade, treinando seus corpos “funcionalmente”.

O treinamento de isolamento funciona? Sim, e seu corpo parece bem hoje. O treinamento funcional funciona? Absolutamente, e seu corpo sente e parece tão bom amanhã.

O renomado fisioterapeuta Gray Cook pode ter resumido melhor: “ Construímos um império de condicionamento físico sem considerar o movimento. . . talvez a melhor metodologia de fitness comece com a percepção do que foi esquecido em primeiro lugar . ” 1

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